90% de todas as mulheres em todo o mundo ganham celulite.
Muitas mulheres podem sentir-se infelizes com a sua celulite e isto, por sua vez, pode aumentar o stress e desagrado com o corpo.
A celulite são pequenas zonas na pele onde gordura, fluídos, proteínas e outros químicos são armazenados e trocados. A circulação sanguínea do corpo e o trabalho de todo o organismo são perturbados pela gordura, resíduos e fluídos extra, comprimindo os vasos sanguíneos e linfáticos.
A celulite forma-se frequentemente na parte inferior do corpo (como os quadris, as coxas e as nádegas). Alguma é claramente visível e outra pode sê-lo menos, assumindo diferentes graus de celulite. Quanto maior for a obstrução da circulação sanguínea, maior será a visibilidade.
A celulite ocorre quando células adiposas nos tecidos físicos acumulam demasiada gordura, resíduos e líquidos. Daí formam-se aglomerados que podem crescer até 50 vezes o seu tamanho, motivo pelo qual a pele parece grumosa e cheia de altos. Esses aglomerados bloqueiam a circulação sanguínea e linfática e isso, por sua vez, impede o normal funcionamento do organismo e do processo de limpeza do sistema.
Porque é que a celulite se forma e porque é que as mulheres são afetadas por ela?
Há três causas e teorias diferentes:
Dieta e estilo de vida pouco saudáveis são um fator contributivo. Uma rotina demasiado sedentária e pouco exercício físico prejudicam a circulação linfática e sanguínea. Isto resulta na acumulação de gordura, resíduos e fluídos extra nas células adiposas e tecidos físicos
As mulheres têm um tipo específico de tecido que se assemelha a redes de pesca e é nas suas aberturas que a celulite ocorre. Já o tecido dos homens é mais denso, o que impossibilita a formação de aglomerados.
Também pode ser devido a causas genéticas. Geralmente, as mulheres têm mais gordura do que músculo e o contrário sucede com os homens. Quantos mais músculos se tem, mais gordura se queima.
Desordens hormonais como a puberdade, gravidez, menopausa e contraceptivos podem perturbar o equilíbrio hormonal do corpo e isto pode contribuir para o aparecimento da celulite.
Outra teoria é a predisposição hereditária. Se se comparar com países do sul global, as mulheres do norte têm menos tecido elástico hereditário. Pessoas que têm a pele com maior elasticidade, não têm tantos problemas de celulite.
O stress torna-nos muitas vezes tensos, de músculos rígidos, e em resultado disso toda a circulação linfática e sanguínea são afetadas negativamente. Isto também pode ser um fator contributivo para o aparecimento da celulite.
Como é que prevenimos ou reduzimos a celulite?
Maus hábitos alimentares são uma das maiores causas da celulite.
Comida menos processada, significa que se consome menos aditivos, o que por sua vez equivale a menos resíduos no corpo. Bolos, batatas fritas, produtos mal cozinhados, etc. contêm muitas gorduras e aditivos prejudiciais, que são armazenados como resíduos nas células adiposas, das nádegas e coxas. Ponha de parte, ou reduza o consumo desses produtos para prevenir ou reduzir a celulite. Ganhe o hábito de ler na embalagem quais e quantos aditivos estão nos ingredientes. Escolher e consumir produtos não-processados, pode ajudar a reduzir o peso e a reduzir a percentagem de gordura no corpo, o que por sua vez é muito importante quando se trata de prevenir e reduzir a celulite.
Beba água suficiente todos os dias e mexa-se regularmente. Quando há uma redução da percentagem de gordura no seu corpo, o mesmo acontece com a celulite.
Um dos melhores tratamentos para a redução da celulite é a massagem linfática. Pode encontrar mais informação sobre ela nas nossas outras publicações no blogue.
A massagemrolante que estimula os nódulos linfáticos e o seu funcionamento foi considerada a forma mais eficaz de remover resíduos acumulados no corpo.
Reduz a celulite, melhora o desempenho dos músculos e ajuda-os a relaxar.
Temos o prazer de ajudá-lo/a a reduzir a celulite e a perder peso, por isso, entre em contacto connosco.
Leia mais sobre a massagemrolante aqui.
Comments